Search
  • Isadora Martinez

Um pouco sobre a importância da função da Pesquisa na Moda.

Quando falamos de Pesquisa de Moda, pode ficar um tanto ilusório ou sem profundidade e muitas vezes, relacionado apenas à pesquisa de Tendências. Porém, uma boa pesquisa está alinhada a todo um foco geral, não apenas saber sobre as tendências da Moda, mas também como focar e afunilar as informações, uma questão recorrente da época digital: muitas informações e ocasionalmente dificuldade de lidar e organizar as mesmas.

Mesmo assim, a pesquisa sempre foi amiga da criação, porém não havia e ainda não há uma grande disseminação da importância de focar a pesquisa dentro do escopo comercial e estratégico como um núcleo a parte. A maioria das marcas posicionam a pesquisa dentro da rotina do estilista ou do setor criativo e isso pode acabar, dependendo do fluxo de produção da sua marca, atrapalhando o sistema criativo e produtivo do profissional se não houver um direcionamento alinhado aos propósitos da empresa.

Uma equipe bem alinhada e direcionada para o mesmo objetivo, faz a empresa crescer colaborativamente e relacionar equilibradamente seus objetivos de crescimento, captação e posicionamento.

São muitos os questionamentos que podem estar alinhados aos focos de pesquisa; quem é o consumidor? O que busca? Quais tendências mundiais estão alinhadas à minha marca ou proposta criativa? Qual é o meu mercado? Qual meu público daqui 5 ou 10 anos?

Levantar as perguntas certas e criar um caminho construtivo de informações úteis para alimentar sua equipe é de grande relevância para gerar melhores resultados e harmonia entre os núcleos e setores da empresa.


#pesquisademoda #moda #tendência #estudocomportamental #foco